Voltando na história e vendo o quanto da biodiversidade já deixou de existir, é pra pensar que a espécie humana possui tamanha inteligência capaz de transformar tudo ou quase tudo o que existe. Criar uma infinidade de coisas a partir do que a natureza oferece, mas esquece que alguns dos bens naturais não se regeneram levando-os a extinção. É espantoso também pensar que essa mesma inteligência, por ambição talvez, não perceba antes o prejuízo para as futuras gerações, o que empobrecerá o planeta do futuro.
Não sendo ambientalista para falar com propriedade sobre o assunto, sendo apenas alguém apaixonado por tudo o que é natural, aprecie as paisagens apenas pela beleza que exibem. Sinta o cheiro de mato e terra molhada quando a chuva chega. Sinta o perfume das flores em sua época. Ouça o alvoroço das aves cada uma com seu canto próprio, olhe pro céu e contemple a beleza daquilo que o homem jamais conseguiu criar, com tamanha perfeição e pensar: são coisas que existem, não sabemos como, apenas existem e nos fascinam com uma beleza única e completa.
Ser parte de algo tão magnífico só nos traz o desejo de cuidar dessa riqueza como cuidamos de nossos interesses pessoais.
Ao invés de usar um machado para cortar, use a semente para multiplicar a espécie.
Quando pensar em venenos no combate as pragas de seus plantios utilize produtos naturais ou os próprios insetos, formando cadeias alimentares.
Pensou em adubos químicos? Porque não usar o orgânico evitando o desperdício mantendo limpo os arredores de tua casa, a tua propriedade.
Foi às compras? Pense apenas no necessário e nos recicláveis, lixos acumulados em lugares inadequados provocam catástrofes, como enchentes, inundações e doenças que se tornam um transtorno nos hospitais públicos onde a maioria da população pensam ter acesso.
Não destruam as matas ciliares, pensando na boa qualidade e quantidade da água que rega nossas plantas depois de matar a nossa sede.
Seja um ser útil.
Cuide, preserve e terá abundância em tudo o que quiser, até mesmo na imaginação.
Isso é apenas um pouco do penso sobre Meio Ambiente e Biodiversidade.
Paula Bento e seus sonhos.
Ilustração: Wikipedia.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário